Seja bem-vindo ao Arquivo Público do Estado do Amazonas, aqui é possível reviver o passado e descobrir milhares de documentos que registram a história do nosso Estado.

Foi criado pelo artigo 29 do Decreto nº 184, de 1897, com o nome de ‘‘Arquivo Público’’. O ato, assinado pelo Governador Fileto Pires Ferreira, dispõe que estaria vinculado à Diretoria de Estatística e que era destinado à ‘‘guarda e conservação de todos os papéis e mais documentos oficiais pertencentes ao Estado’’.

Desde 1947, o Arquivo Público está localizado aqui na rua Bernardo Ramos, em frente à Praça Dom Pedro 2º, lugar conhecido como Paço Municipal. O prédio pertence ao casario antigo do centro da cidade, formando a paisagem bucólica da Manaus que, um dia, viveu momentos de pura exuberância e poder econômico, da última metade do século 19 e início do século 20. Resultado dos lucros da exportação do látex, matéria-prima da borracha, retirado das florestas amazônicas.

No vasto acervo do Arquivo, é possível encontrar, por exemplo, todas as edições do Diário Oficial do Estado que está em sua edição de número 35.532, representando mais de 97 anos de publicação diária. Outro exemplo de documentação rara são os registros da antiga Chefatura de Polícia. Também podemos encontrar toda a documentação relativa à obra de construção do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896.

Depoimentos